Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Meu cão filhote morde tudo o que vê pela frente! O que eu faço?


Ai... Como Este Filhote Morde! Isso é Normal?

Se tem uma mensagem que a gente recebe todos os dias é de gente perguntando como é que faz para o filhote parar de morder, mãos, pés, móveis, roupas, tudo enfim que aparece pela frente.

O que muita gente não sabe é que filhotes trocam os dentes exatamente como nós (bem, não EXTAMENTE, pois eles trocam de dentes muito mais rápido do que os humanos).

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3 meses e meio, e a troca se estende até os 5 ou 6 meses. Os dentes definitivos continuam “crescendo” até os 7 meses de idade, e tudo isso é doloroso para o filhote.

Brincar com um filhote é extremamente importante para que ele se desenvolva plenamente, tanto física quanto psicologicamente, mas deveriam existir certas regras para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos “irmãozinhos”.

É brincando de lutas e batalhas que os filhotes se preparam para ocupar a posição deles na hierarquia do grupo. Se nós humanos permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivar nossos cãezinhos a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando eles estiverem adultos.

Um filhote que aprende que é permitido morder, pois não há nenhum tipo de represália contra seus ataques, não hesitará em “defender-se” de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida.

Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando suas patas. O cão adulto emitirá imediatamente um rosnado de aviso e se o filhote continuar insistindo vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça.

Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes e evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu filhote.

Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas se você for persistente, o cachorrinho irá aprender logo que não é agradável abocanhar a mão de quem o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE, enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder.

Outra parte importante na abordagem do problema das mordidas, é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incomodo da dentição infantil.
Os brinquedos que a Tudo de cão recomenda para este problema são:

--------------------------------------------------------------------------------

Osso de Corda
Feito de puro algodão, não machuca a boca e a gengiva já sensível do seu bicho. Ótimo para ajudar no massageamento da gengiva, melhorando a dor local. As pontas são desfiadas e funcionam como fio-dental, o meio e os nós são mais firmes, mas ainda assim ideais para o seu filhote cravar os dentes.

--------------------------------------------------------------------------------

Femur Pequeno
Com as extremidades mais porosas e macias, este é um aperitivo especial para os caninos mordedores. Aproveite para ensinar o seu filhote a deixar que você retire ossos e outras coisas gostosas da boca dele, sem protestar ou se mostrar agressivo.

--------------------------------------------------------------------------------

Casco de Vaca
Um dos "best-sellers" da BitCão, que os cães adoram roer e os donos não cansam de elogiar. Mantenha o seu peludo ocupado, roendo o que lhe convém, sem estragar a sua mão nem os seus móveis.

--------------------------------------------------------------------------------

Orelha de Porco
Principalmente os pequenuchos vão adorar ficar roendo a pontinha destas orelhas. Mais macio do que o casco de vaca, muito mais seguro do que os ossos de couro.

--------------------------------------------------------------------------------

Goodie Ball
Este é outro dos nossos “best-sellers”. Não tem filhote que resista ao desafio de ficar tentando tirar as gostosuras que esta bola pode conter. Ideal para aqueles momentos que você é atacada ao falar no telefone, ou ao receber uma visita.

--------------------------------------------------------------------------------

Manual do Cachorro
Um livrinho com a dicas mais completas sobre como fazer o seu filhote parar de morder e muitas outras coisas importantes para você desvendar os “mistérios” do comportamento canino.

--------------------------------------------------------------------------------

Dazer - Afastador de Cães
Para quando for preciso corrigir o seu filhote e a técnica de segurar a língua não estiver funcionando ou for difícil de ser aplicada.

3 comentários:

  1. o tobby nunca fez isso mais muits fazem para qm vai te um filhote eh uma boa dica

    ResponderExcluir
  2. Eu queria era saber o que fazer a uma cadelinha com 2 anos que rói tudo.
    Quando os dentes nascem aos filhotes, isso eu já sabia. Pois se os dentes custam a nascer, é claro, não?
    Agora roer tudo que encontra, mais aquilo que pega em tudo quanto é sítio, isso é muito difícil de resolver para mim.
    A cadela não foi criada por mim e só agora veio cá para casa. Apesar de ter mais outros 3 cães para companhia, ela rói tudo, especialmente quando a gente sai.
    Então, eu faço o quê?

    ResponderExcluir
  3. como ela soh tem 2 anos vc deveria estimular ela a roer bastante ossinhos para caes brinqdos q ela possa morder e se for o caso brigue com el quando pegar ela roendo moveis e mostre um osso ou brinquedo para el ir se acustumando a n roer moveis

    espero ter te ajudado flor beijao

    ResponderExcluir